bfpug_new.jpg (7052 bytes)Brazilian Function Point Users Group
Certificação CSMS

Exame Simulado 2.0

O exame está dividido em seções, com base nos seguintes grandes conjuntos de conhecimento pertinentes ao domínio da medição de software:

·          Balanced Scorecard

·          Capability Maturity Model® Integration: CMMI®

·          Goal-Question Indicator Metric: GQIM

·          IT Measurement: Benchmarking and Outsourcing

·          Practical Software Measurement: PSM

·          Six Sigma

Esteja consciente da seção que você está respondendo ao ler as perguntas. Responda a cada uma das perguntas fazendo um círculo ao redor da única melhor resposta.

Se preferir, baixe aqui uma versão pdf do simulado

Balanced Scorecard

1.      As categorias Tempo, Qualidade, Performance e Serviço são exemplos de qual quadrante do Balanced Scorecard?

a.      Cliente

b.     Fornecedor

c.      Marketing

d.     Contrato

e.      Negócios de Internet

Capability Maturity Model® Integration: CMMI®

2.      Qual tipo de análise é executada com a participação das pessoas que possuem um entendimento do problema ou defeito selecionado, conforme disposto no CMMI® ?

a.      Análise de Variação

b.     Avaliação de Alternativas

c.      Análise Causal

d.     Análise de Realizado x Estimado

e.      Análise de Esforços de Melhoria

3.      O estabelecimento das Baselines e Medidas de Performance é parte da execução de qual Área de Processo do CMMI® ?

  1. Organizational Process Definition (Definição do Processo Organizacional)
  2. Measurement and Analysis (Medição e Análise)
  3. Organizational Process Performance (Performance do Processo Organizacional)
  4. Organizational Innovation and Deployment (Inovação e Implantação Organizacional)
  5. Nenhuma das opções acima

 

4.      A utilização de processos de adequação (tailoring) e o envolvimento dos interessados (stakeholders) relevantes é parte da execução de qual Área de Processo do CMMI® ?

  1. Quantitative Project Management (Gerenciamento Quantitativo de Projetos)
  2. Project Monitoring and Control (Monitoramento e Controle de Projetos)
  3. Project Planning (Planejamento de Projetos)
  4. Integrated Project Management (Gerenciamento Integrado de Projetos)
  5. Measurement and Analysis (Medição e Análise)

5.      Qual representação facilita que a melhoria do processo em diferentes Áreas de Processo ocorra a diferentes taxas de progresso?

  1. Constelação
  2. Contínua
  3. Por Estágios
  4. Maturidade
  5. Capacitação

Goal-Question Indicator Metric: GQIM

6.      De acordo com o GSM, a Medição requer o seguinte:

a.      (1) símbolos (2) entidades (3) atributos

b.     (1) números (2) entidades (3) atributos

c.      (1) números (2) símbolos (3) atributos

d.     (1) entidades (2) atributos (3) regras

e.      (1) tamanho (2) números (3) entidades

7.      Quais as cinco escalas que podem ser utilizadas na medição?

a.      Nominal, ordinal, intervalo, razão, absoluta

b.     Nominal, tamanho, intervalo, razão, absoluta

c.      Atributo, entidade, ordinal, razão, absoluta

d.     Intervalo, tamanho, entidade, intervalo, razão

e.      Nenhuma das opções acima

IT Measurement: Benchmarking and Outsourcing

8.      De acordo com o padrão de benchmarking do ISBSG, a Medição de Performance inclui:

a.      Produtividade, Qualidade, Custo e Satisfação do Cliente

b.     Time to market (tempo para a entrega)

c.      Retrabalho

d.     A e B

e.      A, B e C

9.      O fator mais importante em um estudo de benchmarking é:

a.      Necessidade do negócio

b.     Crença (“fé”) da equipe

c.      Confiabilidade dos dados

d.     Consistência da coleta

e.      Relatórios resultantes

Practical Software Measurement: PSM

10.  De acordo com o PSM, o Modelo de Informação da Medição

a.      fornece um mecanismo para ligar as necessidades de informação definidas aos processos de engenharia de software e a produtos que possam ser medidos

b.     estabelece uma base para a definição consistente da terminologia da medição

c.      fornece uma definição padrão da indústria para o termo “métrica”

d.     a e b

e.      a, b e c

11.  Exemplos de abordagens para estimativas incluem:

a.      Modelos Paramétricos

b.     Mapeamento e Calibragem

c.      Modelos de Performance

d.     b e c

e.      Todos os itens acima

12.  No PSM, o tipo de escala descrito como “ordenamentos discretos” (discrete rankings) é:

a.      Razão

b.     Intervalo

c.      Ordinal

d.     Nominal

e.      Nenhuma das opções acima

Six Sigma

13.  Os gráficos de controle possuem os seguintes usos no Sistema Six Sigma:

a.      Ajudam as equipes a identificar o tipo e a frequencia dos problemas ou condições “fora de controle”

b.     Ajudam a pilotar ou implementar uma Solução de Processo ou Mudança

c.      Funcionam como um sistema de alarme contínuo

d.     Todos as opções acima

e.      Nenhuma das opções acima

14.  Qual dos seguintes itens NÃO significa uma condição “fora de controle”?

a.      Ciclos

b.     Turnos, ou corridas (Shifts, or runs)

c.      Uma curva em formato de sino

d.     Tendências

e.      Valores extremos

15.  Um Diagrama de Causa e Efeito seria utilizado para:

a.      Calcular a variação devida a causas comuns

b.     Calcular a variação devida a causas especiais

c.      Colocar em ordem decrescente as causas de faturas com erro

d.     Criar uma lista estruturada de possíveis causas de um problema